quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atendimento Educacional Especializado

 
O AEE Atendimento Educacional Especializado tem como objetivo complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. (Resolução CNB/CEB nº 04/2009).

As ações propostas no AEE são baseadas na elaboração de um plano educativo, considerando as peculiaridades de cada aluno. Deficiências mesmo sendo iguais podem necessitar de recursos diferentes.

 

Neste ano de 2015 a escola atende 05 alunos do fundamental baseado em suas necessidades em relação à aprendizagem conforme descrição abaixo: 
- 01 aluno em ação colaborativa, no período de aula, junto com a professora do regular no sentido de auxiliar na busca de estratégias, participação nas atividades, implantação de comunicação alternativa, utilização de tecnologia assistiva e construção de matérias específicos;
- 01 aluno em atendimento domiciliar que necessita de vários recursos de tecnologia assistiva (notebook, mouse com acionador, brinquedos adaptados), materiais adaptados (jogos ampliados, objetos concretos) e comunicação alternativa.  
- 03 alunos da EJA em atendimento no contraturno, onde é desenvolvido um trabalho voltado para (AVAS) Atividade de Vida Autônoma e Social. São jovens com deficiência intelectual que necessitam de vivências e experiências reais do dia a dia para adquirirem maior independência e autonomia na vida.
O Projeto Geral da escola sobre diversidade cultural é trabalhado com os alunos do AEE em parceria com o professor do regular com atividades visando a valorização das pessoas com deficiências e os diferentes tipos de gêneros e raças.
Vejam algumas atividades realizadas no decorrer do ano:
 

 2014

Respeito às Diferenças na Era da Inclusão

 
Neste ano de 2014 a professora Isabel do AEE retomou o projeto a respeito das diferenças desenvolvidos em 2011/2012 numa perspectiva de inclusão através de informações e reflexões dentro do espaço escolar sobre o respeito a todas as diferenças e os direitos da pessoa com deficiência à educação, ao trabalho, ao transporte, à cultura e ao lazer. Nossa escola desenvolve algumas ações visando a construção de uma sociedade mais justa respeitando a diversidade humana.

 

                                     
 
 
 

2012

Projeto "Viva a Diferença"


Algumas professoras da rede de São Bernardo do Campo desenvolveram o projeto "Viva a Diferença!". A Professora Isabel do Atendimento Educacional Especializado, trabalha com o projeto na nossa escola desde 2011. Um dos objetivos é a reflexão e respeito às diferenças. Os alunos tem a possibilidade de conhecer, desmitificar e participar, relatando fatos e experiências sobre as deficiências que já encontraram em casa, na comunidade ou na escola, aprendendo a conviver e respeitar cada vez mais as diferenças.
Em 2011 as palestras foram voltadas para alunos do ciclo II. Para este ano a meta é atingir os alunos do ciclo I.

Confira algumas fotos do projeto:





 

Como acontece o "Atendimento Educacional Especializado - AEE" em nossa escola

 
O AEE é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis escolares da educação infantil ao ensino superior. Não substitui, em hipótese alguma, o ensino ministrado em sala de aula. O AEE disponibiliza serviços e recursos para deficientes físicos, mentais, auditivos, visuais, múltiplos, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotados, para que tenham acesso ao conhecimento com mais autonomia e independência.
A professora Isabel desenvolve várias atividades na sala de recursos. No  ensino fundamental os alunos são atendidos  no contraturno, duas vezes por semana em pequenos grupos ou individualmente considerando as peculiaridades de cada um.  
A nossa escola atende também a Educação de jovens e adultos onde o trabalho se baseia principalmente na Atividade de Vida Autônoma e Social (AVAS), proporcionando situações de vivências significativas em ambientes diferenciados da escola, como também, atividades educacionais e sociais, necessárias à construção de conhecimento, convivência social, de trabalho e o exercício da autonomia de ir e vir.
Realizamos também  o Atendimento Domiciliar para um aluno com graves questões de saúde e que por recomendação médica está temporariamente afastado do ambiente escolar. O trabalho em questão tem como prioridade apresentar ao aluno diversos recursos de Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa, uso de jogos e softwares específicos para garantir sua aprendizagem.
Na ação colaborativa as professoras do AEE  e da sala de aula escolhem jogos e atividades que estimulem o trabalho em equipe e respeito as diferenças, envolvendo e incluindo todos.
Veja abaixo alguns registros dos trabalhos realizados pela professora Isabel:

Atendimento domiciliar


Ensino Fundamental






EJA



Ação Colaborativa





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