No 2º trimestre os alunos dos 2º anos A, B e C desenvolveram um trabalho com parlendas e cantigas que, segundo a professora Elisângela, foi muito prozeroso e envolvente com a sua turma. Segundo o relato da professora, a partir da cantiga "Borboletinha", os alunos desenvolveram uma sequência de atividades como escrita coletiva da cantiga e lista de outros alimentos que a borboletinha poderia fazer na cozinha. Foi durante essa atividade que a maioria dos alunos deram como sugestão o brigadeiro. A partir dessa indicação, os alunos utilizaram os netbooks para pesquisarem uma receita de brigadeiro; posteriormente escreveram um bilhete para a diretora pedindo para ela comprar os ingredientes. No dia seguinte os alunos fizeram, coletivamente, um convite para a diretora ir à sala para comer o brigadeiro junto com eles.
A professora Elisângela relatou, ainda, que um dos momentos mais divertidos foi no dia do preparo do brigadeiro: "Pura alegria!"
A atividade foi finalizada com um bilhete de agradecimento para a diretora por ela ter proporcionado à turma um momento tão gostoso!
*****
O encantamento e a fantasia
impulsionaram a turma da professora Márcia nas produções de escrita e leitura
durante esse trimestre. A aventura começou com a zanga da borboletinha, que
ficou bastante chateada porque a turma resolveu parodiar a sua música e em seu
lugar colocar outra personagem: a diretora Eloá.
A partir dai foram criadas
situações de leitura e escrita, em que a turma se colocava na posição de
diferentes personagens criando de forma individual, dupla e coletiva, repostas
para resolver o empasse criado pela mudança da música. A diretora envolveu-se
na história e recebeu as crianças e as escritas para ajudar a resolver o
problema com a borboletinha. Como solução tiveram a ideia de fazer a receita de
brigadeiro e convidar a borboletinha para uma manhã com a turma. As crianças
usaram os netbooks para pesquisa da receita, visualização de imagens e as
diversas maneiras de se fazer brigadeiro. As crianças ficaram bastante
empolgadas com o enredo e a participação foi total. A dona borboletinha não pode
vir à escola porque estava em um congresso na Austrália, mas mandou para a
turma ponteiras de lápis em forma de
borboletinha. A turma e toda equipe, cozinha, inspetora Malba, professora e
diretora auxiliaram e contribuíram para o momento de ludicidade e prazer de
fazer e saborear o tão famoso brigadeiro.
A preparação...
O processo...
Que delícia!!!
O trimestre foi agitado. Cheio de ritmos e melodias. A turma
do 2º ano B da professora Marcia participou do programa da Osesp “Conhecendo a
Orquestra” e puderam participar do concerto didático, realizado na sala São
Paulo, com apreciação da “Orquestra do Theatro
São Pedro” com repertório de ópera.
Foram meses cheios de
apreciação, experimentação e conhecimento. Tiveram contato com música clássica,
ópera e popular. Mexeram o corpo para sentir os ritmos, abriram os ouvidos para
os sons dos ambientes da escola e de casa, tornaram “caçadores de sons”.
Construíram seus instrumentos e os experimentaram em músicas conhecidas. Espalharam pela escola os ritmos, tons,
melodias e notas pessoais que conquistaram durante o processo.
Procurando sons pela escola...
Os instrumentos
Espalhando notas pela escola...
O grande dia!!!
Trabalhando a identidade, as turmas do 2º Ano A (professora Thais), D (professor Edmar) e E (professora Aline) utilizaram as aulas no laboratório de informática no trimestre para digitarem seus dados em um RG elaborado pela PAPE no visual basic. O "documento" será utilizado como crachá em passeios.
2012
No laboratório de informática, as aulas no 1º trimestre foram voltados para o conteúdo de Ciências. Jogaram "Partes do Corpo Humano" e "Os Órgãos do Sentido" no site"Escola Games", assistiram a vídeos do "Dr. Dentuço"sobre higiene bucal e nos sites "Só Nutrição" e "Zuzubalândia, jogos sobre a pirâmide alimentar.
No 2º trimestre os alunos assistiram a vídeos sobre os biomas brasileiros no site "Guadiões da Biosfera". Após esta etapa, cada turma pesquisou sobre a fauna e a flora de um bioma, com impressão de imagens para um cartaz coletivo sobre os biomas brasileiros. Nesse trimestre os alunos pesquisaram, ainda, sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral e jogaram quebra-cabeças com as obras da artista plástica.
A turma da professora Nathália utilizou o editor de imagens Gimp para fazer uma releitura da obra "Os Trabalhadores". Essa atividade foi muito apreciada pelos pais, na observação do cartaz na porta da sala.
A professora Margarete, turma A, utilizou o ateliê para finalizar o estudo sobre a artista plástica. Veja algumas fotos do processo:
O projeto "Tempo de Escola" está inserido em todos os anos/ciclos. Na turma do 2º A o projeto foi direcionado para a dança e as cantigas de roda.
No 3º trimestre os alunos estudaram no conteúdo de Ciências sobre as invençoes e a utilização das nas atividades do cotidiano. Dentro dessa proposta, os alunos assistiram ao áudio-livro "Lolo Barnabé", entre outros sobre tecnologia, chegando a utilizar o lego (caixa vermelha) para a criação de máquinas úteis para minimizar os efeitos causados ao meio ambiente. As crianças amaram! Pena que não foi possível dar continuidade ao trabalho pois não dispúnhamos de fios necessários para colocar as várias máquinas em funcionamento.
No conteúdo de Artes, os alunos estudaram sobre teatro. Vivenciando a criação de expressões teatrais, as turmas A, B e C apresentaram a peça "Os Saltimbancos" no Sarau da escola. Aprecie as fotos.
Ainda nesse trimestre, os alunos da turma A estudando sobre ações de cidadania envolvendo a comunidade escolar e a organização e limpeza desse espaço, fizeram uma maquete, com uma caixa de sapato, da sala de aula. Vejam que lindo!!!
Atividade desenvolvida no laboratório de informática no 2º trimestre:
0 comentários:
Postar um comentário