Como medir o resultado da aprendizagem de alunos de uma escola? Como saber se dentro de uma escola a qualidade? Como identificar se o que estamos ensinando fará diferença na vida dos alunos? Talvez não haja respostas muito objetivas para essas perguntas, talvez nunca vamos saber ao certo o quanto somos responsáveis, ou não, por algo bom (ou ruim) e verdadeiramente concreto na vida de um aluno que deixa nossa escola e segue pela difícil tarefa de viver nesse mundo muitas vezes bem duro e injusto.
Mas, nem sempre todas as perguntas podem ser respondidas e nem sempre todas as que são respondidas são eternamente esquecidas ou deixam de ser dúvidas em um outro momento. O importante é sempre buscar o melhor, é sempre fazer o melhor que pudermos, e aqui me refiro ao trabalho de um professor, gestor, enfim de um educador. Mas voltando a falar de resultados, acredito que quando se trata de resultados mostrados em números, esses são apenas uma conseqüência de um tipo de trabalho, de uma concepção. Trabalhar na Educação, é uma constante busca por resultados, mas não uma busca insana por números, gráficos, comparações, e sim uma constante busca por um novo leitor, um novo escritor, um novo ou futuro cientista, artista, médico, vendedor, professor. Um novo cidadão, um novo profissional. Trabalhar na educação, é construir um povo, é construir uma comunidade, é alterar o que é injusto, é ensinar o que é bom, é buscar um mundo melhor. Sim, esses resultados demoram a aparecer, esses resultados não aparecem no site de INEP, esses resultados aparecem no que nossa sociedade faz, no que nosso dia a dia mostra. Infelizmente, nem sempre podemos dizer que a Educação está vencendo, que a Educação está realmente cumprindo seu papel, mas podemos sim, principalmente nós educadores, dizer que lutamos por uma mudança, dizer que trabalhamos com vontade suficiente, para alcançar resultados duradouros, resultados apoiados em valores, conhecimentos, encantamentos, respeito...
Mas, todo esse trabalho, esse miudinho feito na escola, é avaliado e é mostrado em números e apesar de os números não mostrarem o brilho nos olhos, apesar dos números não mostrarem as mudanças e as aprendizagens no conviver e no ser de cada um dos alunos que passam pela gente, apesar desses números não mostrarem o quanto é difícil ser professor, educador, gestor, num país que nos valoriza tão pouco, apesar disso, eles mostram que buscamos sempre a qualidade do ensino que ofertamos às crianças que passam pelas escolas. Os números não mostram o quanto superamos todas as dificuldades, e trabalhamos, tanto e com tal zelo que alcançamos resultados, uns mais, outros menos, mas mostramos resultados. E não podemos esquecer que números não falam por si só, eles precisam de nós pra falarmos por eles, e aqui, falo pelos números da EMEB Antônio dos Santos Farias, aqui falo pelos números que sozinhos não mostram (apesar do avanço) o quanto nossa escola é composta por uma equipe de profissionais comprometidos, dedicados, e capazes. Os números, resultados apresentados após uma prova (apesar de bons) não conseguem dizer, pra ninguém que tenha vivido lá dentro da escola, que não tenha passado por tudo que passamos, que não tenha dia após dia lutado pela primeira palavra escrita ou lida, que não tenha criado boas situações de aprendizagem, que não tenha sofrido com a dificuldade dos alunos, que não tenha dividido as contradições de ser professor num lugar onde os alunos precisam muito mais do que o ler e escrever, os números não conseguem dizer, nunca vou conseguir.
Entretanto, apesar disso, o resultado, dá para essa equipe, e digo para a equipe, pois não importa “Ranking” ou a divulgação deles, mas sim, para essa equipe, o resultado dá um certo orgulho, um certo reconhecimento, uma leve sensação de que estamos no caminho certo. E não trabalhamos por números, trabalhamos por qualidade, por aprendizagem, trabalhamos com respeito, com profissionalismo, com dedicação. Trabalhamos superando um salário muito aquém de nosso merecimento, mas trabalhamos e mesmo não trabalhando por resultados numéricos, esse chegou, e aqui, agradeço ao empenho de cada pessoa que trabalhou e que trabalha na nossa escola, agradeço com um imenso carinho a todos esses maravilhosos profissionais, ao professor, a equipe de gestão, a todos os funcionários, a toda a comunidade escolar, agradeço não pelo resultado (apesar de bom), agradeço pelo que essa equipe ensinou aos nossos alunos, agradeço a todos por serem tão bons, tão comprometidos, tão competentes. Ah, e como não poderia deixar de ser, agradeço também por vocês todos saberem que o trabalho não acaba nunca, que esse é só o começo de um crescimento contínuo. E faremos isso porque aquelas crianças maravilhosas merecem!!!
Eloá Flores
0 comentários:
Postar um comentário